Inmet prevê chuvas intensas em várias regiões do Brasil nesta semana
Novo episódio da Zona de Convergência do Atlântico Sul deve provocar temporais e acumulados elevados, com destaque para áreas do Norte, Centro-Oeste e Sudeste
|
A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indica que a semana entre 19 e 26 de janeiro de 2026 será marcada por um novo episódio da Zona de Convergência do Atlântico Sul, com chuvas persistentes e volumes elevados em áreas do Norte, Centro-Oeste e Sudeste do país.
O padrão atmosférico, impulsionado pela passagem de sistemas transientes e pela formação de um canal de umidade, deve favorecer a ocorrência de tempestades e acumulados que podem superar os 250 milímetros em sete dias em pontos estratégicos do território nacional.
De acordo com o instituto, esse cenário resulta do acoplamento entre sistemas atmosféricos que atuam próximos às regiões Sul e Sudeste e um corredor de umidade, o que intensifica a formação de nuvens carregadas e amplia a recorrência das chuvas.
>> SIGA O CANAL DO AGROFY NEWS NO WHATSAPP
>> ENCONTRE PRODUTOS E SOLUÇÕES PARA O AGRO NO AGROFY MARKET
Além dos altos volumes previstos, a semana também será marcada por variações importantes na umidade relativa do ar, com índices elevados nas áreas mais chuvosas e valores mais baixos em regiões onde o tempo tende a permanecer firme.
Região Sudeste
No Sudeste, o cenário será bastante chuvoso em Minas Gerais e no Espírito Santo, sob influência direta da Zona de Convergência do Atlântico Sul.
No início da semana, na segunda-feira, dia 19, as áreas de chuva mais intensa devem se estender do litoral de São Paulo, passando pelo Rio de Janeiro, Espírito Santo e alcançando a parte central e o noroeste de Minas Gerais.
A partir da terça-feira, dia 20, a chuva tende a se concentrar entre o norte e o nordeste de Minas Gerais e o Espírito Santo. No dia 23, o sistema deve voltar a influenciar áreas do Rio de Janeiro e o sul de Minas Gerais.