“O Brasil é muito mais sustentável que a Europa”, diz embaixador do Brasil
Roberto Jaguaribe apontou narrativa distorcida sobre o agro brasileiro na Agritechnica, na Alemanha
"O mercado europeu é fechado por protecionismo. Não há nenhuma outra razão”, sentenciou o embaixador do Brasil na Alemanha, Roberto Jaguaribe
O embaixador do Brasil na Alemanha, Roberto Jaguaribe Gomes de Mattos, criticou a distorção entre a narrativa na Europa sobre a produção agropecuária brasileira e a realidade factual quanto à sustentabilidade ambiental.
Ele palestrou na conferência “América Latina, é hora para investir?”, realizada hoje (dia 14), durante a Agritechnica, na Alemanha, da qual também participaram representantes da Argentina e do Uruguai, para cerca de 100 pessoas entre empresários, agricultores e jornalistas.
O diplomata, principal representante do Brasil no país desde 2018, foi contundente ao afirmar que "o Brasil é muito, mas muito mais, sustentável que a Europa".
“O Brasil tem muitos desafios que precisa superar e, particularmente, temos o compromisso de zerar o desmatamento, mas a narrativa fora é muito negativa. Ela quer criar uma associação direta da agricultura brasileira com o desmatamento. Embora ela tenha alguma relação, sobretudo em alguns estados do norte do Brasil, o grosso da agricultura brasileira não tem nada a ver com o desmatamento”, ponderou.