Seca, chuva e onda de calor: como será o clima durante o verão no Brasil?
Estação mais quente do ano começa amanhã (dia 22) e se estende até 20 de março
|Verão é marcado pela elevação da temperatura em todo o Brasil. (Foto - Marcelo Camargo/Ag.Brasil)
O verão no Hemisfério Sul começa no amanhã (dia 22), à 0h27 (horário de Brasília), e termina no dia 20 de março de 2024, à 0h06 (horário de Brasília).
O verão é marcado pela elevação da temperatura em todo o Brasil devido à posição da Terra em relação ao Sol mais ao sul, tornando os dias mais longos do que as noites e provocando rápidas mudanças nas condições do tempo.
A estação deve ser de temperaturas elevadas e chuvas acima da média em boa parte do país. Há condição favorável para chuva forte, queda de granizo, vento de intensidade moderada a forte e descargas elétricas, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Neste período, é comum a ocorrência de chuva em praticamente todo o País, com exceção do extremo sul do Rio Grande do Sul, nordeste de Roraima e leste do Nordeste, onde os volumes totais de chuva costumam ser inferiores a 400 milímetros (mm).
Nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, a chuva é provocada, principalmente, pela atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS).
Já no norte das regiões Nordeste e Norte, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) é o principal sistema responsável pelo período chuvoso.
Em média, os maiores volumes de chuva podem ser observados nas regiões Norte e Centro-Oeste, com acumulados entre 700 mm e 1.100 mm.
Como será o verão em cada região?
Na Região Norte, a previsão climática para os meses de janeiro a março/2024 indica condições favoráveis para o predomínio de chuva abaixo da média climatológica (média histórica) em grande parte da Região Norte devido à atuação do fenômeno El Niño.
Já nos estados do Acre, Roraima, Amapá e sudoeste do Amazonas, a previsão indica condições favoráveis para chuva próxima ou acima da média no trimestre.
A temperatura média do ar deve prevalecer acima da climatologia em praticamente toda a região, com valores podendo atingir patamares em torno de 1ºC acima da média histórica.