Programa do governo visa baratear em milhões de reais os projetos de irrigação
Brasil usa apenas 15,4% de seu potencial para agricultura irrigada, segundo dados do MIDR
|Brasil tem um potencial de 55 milhões de hectares para irrigar, dos quais apenas 8,5 milhões são utilizados. (foto - ilustrativa)
O Governo Federal destacou, nesta semana, os esforços para ampliar a área de agricultura irrigada no Brasil por meio do Regime Especial de Incentivos para o Desenvolvimento da Infraestrutura (Reidi Irrigação).
Para se ter ideia, o Brasil tem um potencial de 55 milhões de hectares para irrigar, dos quais apenas 8,5 milhões são utilizados. A irrigação agrícola, além de melhorar a produtividade, reduz riscos de perda da produção, bem como poupa recursos ambientais como florestas.
Esse instrumento possibilita baratear em milhões de reais a aquisição de infraestrutura de irrigação, com o objetivo de aumentar e modernizar a área irrigada em todo o País.
Esse regime especial suspende a exigência da contribuição para o PIS/PASEP (1,65%) e para a COFINS (7,6%), reduzindo em até 9,25% os custos de execução do projeto de irrigação, como a contratação de serviços e a compra de materiais e equipamentos.