SP vacina 100% contra aftosa e traça estratégias para manter sanidade do rebanho

Vigilância será um dos principais métodos para prevenção da doença

|
Durante última campanha, 100% do rebanho até 24 meses foi imunizado. (Foto - Secretaria SP/Divulgação)

Durante última campanha, 100% do rebanho até 24 meses foi imunizado. (Foto - Secretaria SP/Divulgação)

15deJaneirode2024ás16:50

O Governo de São Paulo encerrou a última campanha de vacinação contra a febre aftosa com 100% de cobertura do rebanho de bovinos e bubalinos, o equivalente a cerca de 5 milhões de animais com até 24 meses de idade.

O sucesso da imunização encerrada em novembro foi confirmada na última sexta-feira (dia 12), com a divulgação de dados da Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA), vinculada à Secretaria de Agricultura e Abastecimento.

“Agora, temos um novo desafio, que é o de manter o cadastro do rebanho e a vigilância ativa sem a necessidade da vacinação contra a febre aftosa”, disse Luiz Henrique Barrochelo, médico-veterinário e coordenador da CDA.

Estratégia

Com a cobertura vacinal de 100% contra a aftosa, São Paulo vai adotar diferentes medidas para manter a sanidade do rebanho pecuário, em ações conjuntas entre os órgãos públicos e o setor pecuarista.

“A vigilância será um dos principais métodos para prevenção da doença e também para detecção precoce no caso de reintrodução da enfermidade”, afirmou Breno Welter, médico-veterinário e gerente do programa estadual de erradicação da febre aftosa.