Conab estima produção de 58 milhões de sacas de café em 2024
Ciclo atual terá aumento de 5,5% a mais do que a temporada passada
|No primeiro levantamento do ano, a estatal destaca uma alteração na tendência de crescimento devido aos efeitos climáticos. (Foto - Wenderson Araujo/CNA)
A safra brasileira de café em 2024 tem uma produção estimada de 58,08 milhões de sacas de café beneficiado, 5,5% superior à produção de 2023.
Os dados são fruto do primeiro levantamento do ano realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), divulgado hoje (dia 18).
Segundo a estatal, a safra atual deverá se confirmar como ano de bienalidade positiva.
Além disso, ressalta que as safras de 2021 e 2022, devido às adversidades climáticas, tiveram baixas produtividades, o que modificou a tendência de crescimento que se verificava na série de produção.
“Mas em 2023, com as condições climáticas mais favoráveis, iniciou-se a fase de recuperação das produtividades”, explica a Conab.
A área total destinada à cafeicultura no país em 2024, nas espécies arábica e conilon, é de 2,25 milhões de hectares, com aumento de 0,8% sobre a da safra anterior.
A área engloba 1,92 milhão de hectares de lavouras que estão em produção, que apresentam crescimento de 2,4% em relação ao ano anterior, e ainda mais 336,3 mil hectares que estão em formação, que por sua vez tiveram redução de 7% em comparação ao mesmo período.