Safra brasileira de café 2023/2024 ainda é incerta, reafirma CNC

Condições climáticas e desafios econômicos são apontados como fatores

|
Conselho reitera que a perspectiva de produção deve ser cautelosa. (Foto - Wenderson Araujo/CNA)

Conselho reitera que a perspectiva de produção deve ser cautelosa. (Foto - Wenderson Araujo/CNA)

12deJaneirode2024ás14:44

Incerteza. Esta é a palavra para definir a previsão da safra 2023/2024 do café. Pelo menos é o que espera o Conselho Nacional do Café (CNC).

Segundo o CNC, a produção de café no Brasil, principal produtor mundial, no ciclo atual enfrenta desafios e dúvidas significativas

Com base nas últimas informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), espera-se que a colheita atinja aproximadamente 58,9 milhões de sacas de 60kg.

Essa previsão é suportada pelo aumento projetado na produção tanto de café arábica, com uma estimativa de 40,9 milhões de sacas, quanto de café canéfora, esperando-se alcançar 18 milhões de sacas.

No entanto, o Conselho Nacional do Café, reafirma as considerações recentes que fez em dezembro: o cenário produtivo da cafeicultura é incerto.

Embora tenhamos visto chuvas durante o período de enchimento dos frutos, a constância e o volume dessas precipitações permanecem trazendo preocupação. As previsões meteorológicas instáveis adicionam um elemento de incerteza, tornando difícil fazer projeções precisas para o desempenho da produção, diz o CNC em comunicado.