Protesto de agricultores avança por ao menos sete países na Europa
Agricultora e filha morrem em acidente de carro em um dos bloqueios na França
|Os protestos de agricultores continuam após semanas e vem se espalhando por diversos países da Europa. Iniciadas de forma isolada, as mobilizações já foram registradas nos Países Baixos (Holanda), Alemanha, Bélgica, França, Polônia, Romênia e Itália na maior manifestação de produtores da história recente.
As cenas de protesto repetem-se em todos estes países com ocupação de marcos simbólicos, obstrução de estradas e até mesmo ações mais agressivas como descarte de esterco em prédios públicos na França.
Os agricultores franceses estão entre os mais mobilizados. Além de obstruir estradas no país desde a última segunda-feira, há informações de que “tratoraços” estão sendo descolados para Bruxelas, na Bélgica, umas das sedes do Parlamento Europeu.
A poucos meses das eleições europeias, os governos nacionais temem uma conflagração porque, dos Países Baixos à Roménia, passando por Áustria e Alemanha, os agricultores intensificam suas suas ações.
Reivindicações
As principais reivindicações são os aumentos dos custos de produção, aumento de impostos, exigências ambientais crescentes e “abusivas” previstas no Acordo Verde da União Europeia (UE).