Agricultores espanhóis bloqueiam vias e ampliam protestos na Europa

Eles reclamar dos altos custos, burocracia e a concorrência de nações não pertencentes à UE

|
Nos últimos dias, os bloqueios na França e na Bélgica, por vezes, se transformaram em confrontos violentos com a polícia.

Nos últimos dias, os bloqueios na França e na Bélgica, por vezes, se transformaram em confrontos violentos com a polícia.

06deFevereirode2024ás12:02

Os protestos dos produtores rurais continuam se ampliando pela Europa. Hoje (dia 6), foi a vez dos agricultores da Espanha se rebelarem.

Eles bloquearam o tráfego das principais rodovias do país para, assim como seus pares de outros países europeus. protestarem contra os altos custos, a burocracia e a concorrência de nações não pertencentes à União Europeia.

"Com diferentes matizes, em toda a União Europeia, temos os mesmos problemas", disse Donaciano Dujo, vice-presidente da Asaja, uma das maiores associações de agricultores da Espanha, à emissora nacional TVE.

A Asaja e outras associações convocaram protestos para quinta-feira (dia 8), porém muitos produtores saíram às ruas com seus tratores hoje, engarrafando o trânsito em todo o país, de Sevilha e Granada, no sul, até Girona, perto da fronteira com a França, segundo as autoridades de trânsito.