Você é a favor ou contra a exportação de gado vivo?

Senado mantém aberta uma consulta pública digital sobre o tema

04deMarçode2024ás10:23

O Senado está com uma votação digital aberta sobre o Projeto de Lei que proíbe a exportação de gado vivo para abate no exterior (PL 3.093/2021). Até a manhã de hoje, a maior parte dos votantes (2410 x 2.168) era a favor da proibição.

A prática é comum na pecuária brasileira e, recentemente, inclusive, chamou a atenção internacionalmente por uma situação na África do Sul. Um navio com cerca de 19 mil de animais vindo do Brasil causou mau cheiro no Porto da Cidade do Cabo, suscitando polêmica.

O texto do Senado foi apresentado ainda em 2021 pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa a partir da proposição de uma cidadã em abril de 2018. Ela teria sido motivada pelo afundamento de um navio com 5 mil animais no Pará, que causou a morte dos bovinos e impacto ambiental.

Para se ter ideia, além da África do Sul e Turquia, diversos outros países importam bovinos vivos do Brasil e, recentemente, Rússia, Belarus, Armênia, Cazaquistão e Quirguistão liberaram esse tipo de importação.