Conheça os azeites de SP premiados internacionalmente

Qualidade do produto nacional - muitos deles paulistas - está sendo reconhecida

|
No Estado de São Paulo, existem aproximadamente 90 produtores em 60 cidades. (Foto - secretaria de SP)

No Estado de São Paulo, existem aproximadamente 90 produtores em 60 cidades. (Foto - secretaria de SP)

04deMarçode2024ás16:58

A qualidade da produção do azeite paulista vem sendo reconhecida internacionalmente. Segundo a Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, no Estado de São Paulo, existem aproximadamente 90 produtores em 60 cidades.

“Mesmo com uma produção ainda tímida, temos diversos prêmios conquistados no exterior, com agricultores que utilizam as melhores práticas para a produção de azeites especiais com grande qualidade e saudabilidade”, destaca Patricia Galasini, presidente da Câmara Setorial de Olivicultura.

Entre os produtores paulistas de destaque está a Fazenda Rainha, da cidade de São Sebastião da Grama, que produz os azeites Orfeu, premiado 22 vezes em 2023, e considerado o 16º melhor do mundo no EVOO World Ranking.

O azeite Sabiá, da cidade de Santo Antônio do Pinhal, também se destaca, considerado o 3º melhor do mundo pelo Evooleum, importante concurso espanhol de azeites de oliva extravirgem. A Fazenda Sabiá também foi eleita a empresa do ano pelo concurso italiano Lodo.

A produção de azeite na região de São Bento do Sapucaí, da marca Oliq, em São Sebastião da Grama, da Irarema, são outros exemplos de fazendas paulistas de oliveiras que se destacam nacional e internacionalmente.

“A região da Serra da Mantiqueira é onde a olivicultura tem maior desenvolvimento e produtividade no Estado. O impacto na economia regional é grande com o olivoturismo, gerando empregos e renda para os municípios”, afirma Patricia Galasini.


Produção prejudicada

Se 2023 foi um ano histórico para o reconhecimento da qualidade dos azeites paulistas no mundo, por outro lado, a produtividade no Estado de SP foi prejudicada devido às mudanças climáticas.