Histórico do La Niña mostra quebra de safra em soja, milho, trigo, arroz e cana

Inflação dos alimentos poderia chegar a 10%, segundo boletim do Bradesco

|
Histórico do La Niña mostra quebra de safra em soja, milho, trigo, arroz e cana
21deMarçode2024ás16:31

O histórico dos quatro últimos episódios do La Niña mostra quebras na produção das principais culturas agrícolas no Brasil, entre elas soja, milho, trigo, arroz e cana. O balanço foi divulgado, em fevereiro, pelo Bradesco.

A informação é importante porque, segundo serviços especializados em clima, a probabilidade da chegada de um novo fenômeno meteorológico La Niña a partir de julho já passa dos 75%.

O tamanho dos prejuízos às lavouras, no entanto, depende da intensidade e da duração do fenômeno. As quatro ocorrências analisadas tiveram duração de 7 meses a 3 anos, com efeito negativo sobre as culturas de grãos e açúcar, sobretudo a partir do segundo ano de duração.

Em todos os episódios, alguma cultura foi afetada em termos globais e no Brasil. Em boa parte dos casos, mesmo quando não houve quebra generalizada de safras, observou-se alta dos preços agrícolas internacionais, também se refletindo em preços pressionados também no Brasil.

Em geral, o La Niña altera o regime de chuvas em regiões produtoras importantes do Brasil, como o Sul e o Nordeste. Para 2024, o quadro de oferta segue favorável para os preços de alimentos, mesmo sob influência do El Niño, com crescimento da safra global.

A exceção ocorreu no episódio 3, entre out/17 e abr/18, quando, apesar de quebras de safra, os preços de alimentos se mantiveram bem-comportados. Este episódio foi o de menor intensidade e duração dos últimos anos.