Importações de lácteos seguem em patamares recordes até fevereiro

Uruguai é o principal fornecedor de leite em pó para o Brasil

|
Importações de lácteos seguem em patamares recordes até fevereiro
28deMarçode2024ás15:08

As importações de produtos lácteos pelo Brasil em fevereiro de 2024 foram similares às realizadas no mesmo período de 2023. Durante o mês passado, o Brasil importou um total de US$ 81 milhões de produtos lácteos.

No total de 2023, no entanto, as compras brasileiras dos derivados de leite foram 50% maiores em relação a 2022 e chegaram a US$ 1,16 bilhão principalmente da Argentina e Uruguai.

Em outras palavras, o nível de importação de produtos lácteos pelo Brasil segue alto, possivelmente, em patamares recordes.  

Estes países são fornecedores históricos do Brasil de leite em pó integral, queijo e leite em pó desnatado. Hoje, o único produto em que o Uruguai participa mais do que a Argentina é o LPD.

De acordo com os dados fornecidos pelo Instituto Nacional do Leite (INALE) do Uruguai, destaca-se o aumento das importações de leite em pó integral (LPD), queijo e leite em pó desnatado (LPD).

Entre os itens, o leite em pó integral representou 54%. Em janeiro e fevereiro de 2024, 27.133 toneladas do produto entraram no Brasil, em comparação com 20.812 toneladas no mesmo período do ano anterior, cerca de 30% mais.