Mobilização nacional é convocada para pressionar governo federal contra importação de leite

O “Minas Grita pelo Leite” é liderado pela Federação da Agricultura e Pecuária de MG

|
Mobilização nacional é convocada para pressionar governo federal contra importação de leite
12deMarçode2024ás16:30

Uma mobilização nacional, marcada para segunda-feira (18) em Belo Horizonte, visa pressionar o Governo Federal contra as importações desenfreadas de leite em pó do Mercosul, especialmente da Argentina e do Uruguai

O movimento intitulado “Minas Grita pelo Leite” é liderado pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg) e acontece no Expominas, em Belo Horizonte, a partir das 10h.

A mobilização já tem adesão de lideranças políticas, cooperativas, associações, sindicatos e produtores rurais. O Minas Grita pelo Leite alerta, ainda, para o risco de desabastecimento do mercado interno e consequente aumento do preço do leite ao consumidor final.

Associação Brasileira dos Produtores de Leite (Abraleite), Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) e Frente Parlamentar em Apoio ao Produtor de Leite (FPPL) estão apoiando e ajudando na mobilização de produtores.

Concorrência desleal

Segundo a Faemg, a concorrência desleal está ameaçando a estabilidade do setor, uma vez que reduz a margem de lucro do produtor, que não tem subsídios como observado em outros países e convive com altos custos de produção.

“O cenário faz com que os produtores abandonem a atividade leiteira, levando ao risco de desabastecimento do mercado interno e consequente aumento do preço do leite ao consumidor final, diz a federação mineira.

O que movimento pede?

O movimento pede a suspensão das importações subsidiadas da Argentina ou a adoção de medidas compensatórias ou salvaguardas imediatas para socorrer os produtores.