Trigo tropical da Embrapa apresenta rendimento 12% superior em anos secos

Déficit hídrico foi fator limitante nas últimas safras de trigo de sequeiro no Brasil Central

|
Trigo tropical da Embrapa apresenta rendimento 12% superior em anos secos
01deAbrilde2024ás16:59

A cultivar de trigo BRS 404 pode representar até sete sacos a mais nos anos de pouca chuva no Brasil Central. É o que aponta um estudo feito pela Embrapa Trigo (RS) para avaliar a tolerância do trigo ao déficit hídrico.

A pesquisa avaliou o rendimento de trigo tropical das principais cultivares de sequeiro disponíveis no mercado no período 2019-2023. Para avaliar a tolerância do trigo à restrição hídrica, pesquisadores reuniram dados de desempenho das cultivares de trigo de sequeiro no Brasil Central nos últimos cinco anos.

Em média, os rendimentos da cultivar BRS 404 foram 12,4% superiores quando comparados às demais cultivares em uso na região, o que pode representar até sete sacos a mais por hectare.

A variação ficou entre 5% e 23% superior, considerando que a brusone foi limitação somente em 2019, enquanto nos demais anos o déficit hídrico foi o fator limitante. Nesses cinco anos, os ensaios variaram em função dos locais e com a inserção de novas cultivares que chegaram ao mercado durante o período.

 Minas Gerais

Em 2022, em São Gonçalo do Sapucaí (MG), com apenas 97 mm de chuva da semeadura à colheita, o rendimento de grãos da BRS 404 foi 15,5% superior na comparação com outras sete cultivares.

Segundo o pesquisador Vanoli Fronza, esse desempenho superior da cultivar ocorreu devido ao seu grande potencial de enchimento de grãos, mesmo em condições adversas, como seca e temperaturas mais elevadas.

“Para explorar melhor os benefícios da BRS 404, a cultivar deve ser semeada no fechamento do plantio, quando reduz os riscos com brusone e pode se destacar em caso de limitação hídrica”, declara o cientista.

 A região tropical conta com mais de 10 cultivares com sementes disponíveis no mercado para cultivo de trigo de sequeiro.

No ensaio de cultivares da Coopa-DF de 2023, o destaque de produtividade foi para a cultivar BRS 404, que atingiu 71,9 sacos por hectare (sc/ha) com peso do hectolitro (PH) de 84, superando a segunda colocada que apresentou 68,5 sc/ha e PH 81.