Avanço tecnológico gera mais empregos no agro, avalia CNA

Sistema CNA/Senar avaliou evolução e perspectivas do emprego no setor

|
Em 2023, o agro tinha mais de 28 milhões de pessoas trabalhando no setor. (Foto: Wenderson Araujo/Trilux)

Em 2023, o agro tinha mais de 28 milhões de pessoas trabalhando no setor. (Foto: Wenderson Araujo/Trilux)

05deAbrilde2024ás12:11

A tecnologia é uma aliada do agro em oportunidades de emprego. É o que avaliou o Sistema CNA/Senar após debater a evolução e perspectivas do emprego no setor em evento realizado ontem (dia 4).

Segundo a coordenadora de Educação Formal do Senar e a assessora do Núcleo Econômico da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Maria Cristina Ferreira, mudanças tecnológicas no setor geram mais oportunidades e não o desemprego.

“Com a evolução da tecnologia não há destruição do emprego, mas transformação e migração, que demandam capacitação. Com isso, cresce a procura por profissionais de diversas áreas, como serviços de logística e transporte, gestão financeira, agronômica e ambiental de propriedade, operação de drones. Ou seja, à medida que a agricultura digital evolui, vamos ter um maior número de vagas para esse tipo de profissional", explica.

A economista apontou que, em 2023, o agro tinha mais de 28 milhões de pessoas trabalhando no setor, com profissionais mais qualificados e maiores ganhos devido, principalmente, à formalização e ao aumento do nível educacional da mão-de-obra.