Alexandre de Moraes vai mesmo derrubar o X (ex-Twitter)?
Como a disputa entre o ministro do STF e o bilionário Elon Musk pode afetar você
|O bilionário Elon Musk, dono do X (antigo Twitter), da Tesla e do Starlink, e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes entraram em rota de colisão no último final de semana.
Desde sábado (dia 6), o empresário fez uma série de postagens contra o magistrado, cujas medidas poderiam resultar até mesmo na proibição do X no Brasil.
Elon Musk pede a renúncia ou impeachment do magistrado sob alegação que as exigências de Moraes para a plataforma “violam a legislação brasileira” e seriam uma censura.
Coming shortly, X will publish everything demanded by @Alexandre and how those requests violate Brazilian law. This judge has brazenly and repeatedly betrayed the constitution and people of Brazil. He should resign or be impeached. Shame @Alexandre, shame. — Elon Musk (@elonmusk) April 7, 2024
No sábado, Musk anunciou, inclusive, que liberaria contas na rede social que haviam sido bloqueadas por decisões judiciais. Parte dos ministros do STF avaliam a declaração como “blefe”.
Esta decisão pode beneficiar uma série de influenciadores e expoentes do bolsonarismo que estão com seus perfis suspensos, como Luciano Hang, dono da Havan; Allan dos Santos, blogueiro; Daniel Silveira, ex-deputado cassado; Monark, youtuber; e Oswaldo Eustáquio, também blogueiro.
Musk alega que as “multas pesadas” aplicadas pelo ministro estão fazendo a rede social perder receitas no Brasil. Por esse motivo, o dono da Tesla ameaça fechar o escritório do X no país.
Reação de Moraes
Em decisão divulgada na noite de domingo (7), o ministro Alexandre de Moraes determinou a abertura de um inquérito contra Elon Musk. O magistrado acrescenta que, se a plataforma não respeitar as medidas judiciais, uma multa diária de R$ 100 mil será aplicada por perfil desbloqueado.
Ainda na decisão, Moraes pede a inclusão de Musk como investigado em um inquérito já existente, o das milícias digitais.