Surto de insetos em cebolas foi identificado na fronteira com a Argentina

Carga pode oferecer risco para agricultura brasileira e está sob análise

|
Fiscais denunciam falta de profissionais para atuar no controle das doenças e pragas

Fiscais denunciam falta de profissionais para atuar no controle das doenças e pragas

08deAbrilde2024ás15:56

Um surto de infestação de insetos em cebolas foi identificado na fronteira do sul do Brasil com a Argentina. Desde meados de março, auditores fiscais federais agropecuários identificaram a presença da praga em mercadorias nas cidades de Porto Xavier e São Borja, no Rio Grande do Sul.

Os produtos chegaram no país por importações regulares e ameaçam a produção agropecuária brasileira, segundo o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical).

A mercadoria vem sendo analisada para confirmar se há ou não a presença de espécies quarentenárias, que colocam plantações em perigo.

Em razão do cenário, entrou em ação o protocolo de alerta de risco de pragas, cujo primeiro passo é justamente a identificação de possíveis problemas na mercadoria, , diz a Anffa em nota.

Com isso, foram enviadas amostras a um laboratório credenciado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) para fazer a análise. Caso a carga contenha uma praga que ofereça algum risco, ela é devolvida ao país de origem, protocolo que acontece com qualquer produto de origem vegetal ou animal.

“Essa prática é realizada para proteger a agricultura brasileira, evitando que novas pragas e doenças de plantas e animais entrem no país e prejudiquem a produção agropecuária. O Brasil, como um dos maiores produtores de alimentos do planeta e um dos principais exportadores, não deve abrir mão dessa segurança”, ressaltou o auditor fiscal federal agropecuário Marshal Biscaino.