John Deere: maquinários menores e seminovos avançam no mercado

Para a Agrishow, a fabricante trará novidades como a colheitadeira 9X, os tratores 9rX, o motor a etanol e um “kit genérico” para upgrade digital

John Deere: maquinários menores e seminovos avançam no mercado
15deAbrilde2024ás21:20

Os maquinários de até 100 cavalos e seminovos de todos os tamanhos são segmentos em alta no amplo portfólio da John Deere.

A fabricante apresentará uma série de novidades para esta e outras categorias na próxima edição da Agrishow, que ocorre entre 28 de abril e 3 de maio.

A afirmação é do diretor de Marketing para a América Latina da marca, Rodrigo Bonato, durante coletiva para jornalistas realizada hoje (dia 15) em São Paulo. Segundo ele, os equipamentos menores representam 57% do mercado e os seminovos ganharam força nos últimos quatro anos.

Aspectos positivos

A tendência é positiva por, ao menos, três aspectos. O primeiro é compensar, em boa medida, a queda na venda de equipamentos agrícolas em geral no Brasil desde o ano passado.

Depois de três anos consecutivos de recordes, as entregas de máquinas caíram 13,2% em 2023 em virtude da redução da produção e dos preços dos grãos que, até 2022, foram os principais drivers.

“Se a produção de grãos não está tão vantajosa nesta safra, o café, os citrus, a cana e outras culturas estão em um ótimo momento. A variedade da agricultura brasileira permite essa estabilidade”, explica.

O segundo aspecto positivo é o incremento da adoção tecnológica pelos usuários dos utilitários (até 100 cvs) que, de forma geral, têm frotas mais antigas e menos eficientes na comparação com os grandes produtores.

“Existe uma renovação de frota mais rápida hoje no Brasil, inclusive para pequenos, apesar de ainda termos muitas máquinas com mais de 15 anos. Nos últimos quatro anos, surgiu uma tendência de seminovos. Se o produtor não pode comprar um novo, compra um seminovo e tem acesso a níveis atuais de tecnologia”, acrescentou.