Bioinsumo com dupla função da Embrapa aumenta o rendimento da soja em 10%

Produto deverá ser o primeiro bioinsumo multifuncional registrado para o grão

|
Bioinsumo com dupla função da Embrapa aumenta o rendimento da soja em 10%
16deAbrilde2024ás10:36

Uma pesquisa, fruto de uma parceria da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) com a empresa privada Innova Agrotecnologia, desenvolveu o primeiro bioinsumo para a soja brasileira com duas funções: estimulação de crescimento e proteção contra fungos.

Chamado de Combio, o produto é uma combinação de três estirpes bacterianas que atuam na fixação biológica de nitrogênio e na promoção de crescimento de plantas: BR 29 (Bradyrhizobium elkanii), BR 10788 (Bacillus subtilis) e BR 10141 (Paraburkholderia nodosa).

“O diferencial desse inoculante é que colocamos bactérias que desempenham vários mecanismos estimuladores e que também protegem as sementes na fase de emergência do solo, evitando ataque de fungos oportunistas”, detalha o pesquisador Jerri Zilli, da Embrapa Agrobiologia (RJ), um dos responsáveis pela pesquisa.

Aumento de rendimento

Testes de campo desenvolvidos pela Innova Agrotecnologia revelaram aumento de 10% no rendimento de grãos. Nem mesmo a forte estiagem ocorrida na safra 2020/2021, a exemplo do que ocorreu no estado de Mato Grosso, impediu o efeito satisfatório do bioinsumo, segundo a Embrapa.

No Paraná, uma lavoura sem qualquer inoculante apresentou rendimento de 61 sacas por hectare, outra com coinoculação tradicional rendeu 63 sacas e a área com o Combio teve rendimento de 66 sacas.