Cerca de 25% dos defensivos utilizados no Brasil são ilegais
Dados foram apresentados em Workshop realizado pela CropLife Brasil (CLB)
|Cerca de 25% dos defensivos agrícolas utilizados no Brasil são ilegais. Os dados foram apresentados ontem (dia 24) durante o Workshop sobre Agrotóxicos Ilegais realizado em Campinas (SP), promovido pela CropLife Brasil (CLB).
Diante desta porcentagem, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), que participou do encontro, mostrou os procedimentos adotados para combater a ilegalidade.
Legislação recente da pasta alterou o valor da multa aplicada, passando do teto de R$ 40 mil para R$ 150 mil para casos considerados gravíssimos, como o contrabando, explicou a pasta com um dos fatores de combate.
Além disso, atuar na descapitalização de organizações criminosas que atuam no contrabando ou falsificação de defensivos químicos e biológicos tem sido uma estratégia adotada pelo Mapa no combate às fraudes e crimes envolvendo o produto, de acordo com informações do ministério.
Segundo o superintendente do ministério em São Paulo, Guilherme Campos, o setor produtivo cobra ações de combate à ilegalidade das autoridades competentes. “Vamos fazer a nossa parte para que o mercado de defensivos ilegais seja erradicado da atividade produtiva no campo”, disse.