Agrishow abre as portas com expectativas e linha de crédito bilionárias
Evento de abertura foi marcado por pedidos de Plano Safra robusto e com juros menores
|A abertura da Agrishow 2024 foi marcada ontem (dia 28) pelo anúncio de uma nova linha de crédito do Governo Federal e divulgação da expectativa de negócios pela organização do evento, que segue até sexta-feira (dia 3), em Ribeirão Preto (SP).
O evento contou com a presença de autoridades como o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin; o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro; e o Secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Guilherme Piai Filizzola.
O ministro destacou a nova linha de crédito do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), a CPR BNDES, criada para ampliar o apoio ao setor agropecuário.
Com a iniciativa, o crédito próprio do BNDES para o agro brasileiro pode chegar a R$ 10 bilhões em 2024. A nova linha de crédito é uma medida complementar à autorização do Conselho Monetário Nacional (CMN) para repactuação de dívidas.
“É um pedido do presidente Lula, para que todos os produtores que tiveram dificuldade possam prorrogar os seus investimentos. E, agora, temos essa nova linha de crédito, para que possam se recapitalizar ou até mesmo pagar alguma dívida privada. Isso é investir no produtor. É investir na vocação brasileira”, reforçou Fávaro.
Durante a cerimônia, o presidente da Agrishow, João Marchesan, destacou a importância de fomentar o setor de máquinas e implementos para a agricultura.