Solinftec anuncia primeira fazenda com proteção de lavouras 100% robótica

Frota robótica realizará toda a proteção de lavouras em propriedade de 10 mil hectares de grãos em Goiás

Solinftec anuncia primeira fazenda com proteção de lavouras 100% robótica
30deAbrilde2024ás16:56

A Solinftec anunciou, hoje (dia 30), durante a Agrishow, a primeira fazenda 100% tripulada por robôs para proteção de lavouras. A propriedade do Grupo Baumgart tem 10 mil hectares e fica em Rio Verde, Goiás, com foco na produção de grãos, especialmente soja e milho.

Segundo Emerson Crepaldi, Diretor de Operações da Solinftec para a América do Sul, o cliente já vinha testando as últimas versões do Solix AG Robotics e decidiu pelo modelo revolucionário para manejo de insetos e ervas daninhas.

O futuro que as pessoas imaginavam já é presente, realidade, não daqui a 5, 10 ou 20 anos. E ele caminha para o conceito de máquinas menores, menor aplicação de defensivos, com uma maneira mais inteligente e sustentável. A robótica agrícola é uma mudança operacional profunda”, diz.

Segundo Emerson, os testes com o Solix obtiveram, em média, 10 sacos de soja a mais por hectare em áreas do Mato Grosso em comparação com áreas vizinhas com mesmas condições de insumos e clima.

Isso porque o Solix é a primeira tecnologia desenvolvida para “viver em campo”, como um sentinela, com uso de inteligência artificial a fim de monitorar e cuidar de cada pedaço dos talhões das fazendas se adaptando às condições.

O robô, que atua por meio de missões e associação de tarefas junto ao manejo integrado de pragas (MIP), entregou reduções de mais de 90% do uso de herbicidas em fase de pós-emergência e operações de dessecação e pré plantio em culturas de grãos.

Cerca de 40 robôs percorrem fazendas de grãos, cana-de-açúcar e HF nos estados da Bahia, Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul e São Paulo. Além deles, outras 40 unidades estão em operação nos Estados Unidos.