Entenda como clones de cajueiro-anão têm impulsionado a produção da fruta em SP
Cajucultura paulista tem como foco a produção para o consumo in natura
|O estado de São Paulo vem se destacando também na produção de caju. A produção da fruta é forte nos estados do Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte, mas o agro paulista inova com uma nova técnica e se mostra um produtor em expansão.
Mas que técnica é essa?
Inicialmente, no cultivo se utilizavam os cajueiros gigantes, que chegaram a sua obsolescência produtiva com o passar dos anos.
Diante disso, a Embrapa Agroindústria Tropical tem atuado para ampliar, fortalecer e desenvolver a cadeia produtiva de São Paulo, introduzindo os clones de cajueiro-anão e promovendo a adoção de práticas culturais mais eficientes.
Diferentemente dos estados nordestinos, que têm a castanha como produto mais importante, a cajucultura paulista tem como foco a produção de caju para o consumo in natura.
“O caju de mesa é uma fruta muito apreciada pelos paulistas que a conhecem. É uma fruta de paladar mais adocicada, com aparência mais bonita e que chama atenção por isso”, explica Rivail Cardoso, representante de comercialização da Frutamina Comercial Agrícola.