Como a Scania dobrou seu market share em veículos pesados?
Novo modelo Super 560 R 6x4 dispara vendas da fabricante com solução focada no agro
|A Scania praticamente dobrou sua participação no mercado de veículos pesados nos últimos dois anos em grande parte devido ao sucesso do caminhão Super 560 R 6X4 no agronegócio.
Os dados da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) atestam que a marca detinha 15,01% do market share da categoria entre janeiro e maio de 2022 e passou para 29,9% no mesmo período de 2024.
O diretor de Vendas de Soluções das Operações Comerciais Brasil, Alex Nucci, explica que a fabricante não vende “apenas” caminhões, mas soluções completas, incluindo veículos, serviços, alternativas financeiras, conectividade e locação.
“Ao oferecermos uma solução completa ao cliente, podemos entregar exatamente o que ele precisa. Temos esta experiência, em parceria com nossa competente rede de concessionárias, para encontrar a melhor solução de transporte, apoiado pelas modalidades de serviços. Olhamos os detalhes da operação para entregar rentabilidade, disponibilidade e o menor custo total de operação do mercado”, afirma Nucci.
A nova abordagem reflete a estratégia da Scania de otimizar, justamente, o custo total de operação (TCO), favorecer as margens dos clientes no frete e maximizar a eficiência e a disponibilidade dos veículos.
Segundo ele, a Scania revolucionou seu portfólio com o modelo Super 560 R 6x4 ao oferecer veículos altamente personalizados para aplicações específicas, além de múltiplas configurações para atender os segmentos do agronegócio.
O Super 560 R tem sido a chave do sucesso na tração 6x4. Este modelo destaca-se por seu motor de combustão interna avançado, que garante pelo menos 8% de economia de combustível em comparação com a geração anterior.
O caminhão também é equipado com a nova caixa de câmbio G33, 75 kg mais leve, para trocas de marcha mais rápidas e eficientes, reduzindo o tempo de viagem e potencializando a economia no consumo.