Brasil soma 109 acidentes aéreos em 2024; Mato Grosso lidera com 25
Na última sexta-feira, aeronave operada pela Voepass Linhas Aéreas caiu em Vinhedo (SP)
|Após a queda da aeronave turbohélice, da marca francesa ATR, da empresa Voepass, que vitimou 58 passageiros e quatro tripulantes em Vinhedo (SP), o número de acidentes aéreos no Brasil registrados passou para 109.
Segundo um relatório do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), da Força Aérea Brasileira (FAB), os acidentes deixaram 112 vítimas fatais.
O estado que mais registrou acidentes aéreos foi Mato Grosso, um total de 25 neste ano. A Região Centro-Oeste soma 44 acidentes aéreos, já que é um local de muito tráfego aéreo, por conta de voos de aeronaves de pequeno porte que servem ao agronegócio, incluindo aviões agrícolas utilizados em pulverizações.
Segundo o Sindicato Nacional de Aviação Agrícola (Sindag), a aviação agrícola brasileira tem atualmente 2,7 mil aeronaves em operação. Com 630 aviões, Mato Grosso é o estado que possui a maior frota de aeronaves agrícolas do país.
Segundo levantamento do Cenipa, entre as principais causas dos acidentes aéreos registrados no ano, de acordo estão colisão com aves e falhas técnicas nas aeronaves.