Mercosul está pronto para assinar acordo e a UE “que se vire com a França”, diz Lula

Presidente ainda defendeu a integração dos países da América do Sul para o desenvolvimento da região

|
Mercosul está pronto para assinar acordo e a UE “que se vire com a França”, diz Lula
14deAgostode2024ás16:10

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou hoje que o Mercosul está pronto para assinar o acordo com a União Europeia. Ele disse ainda que a assinatura, agora, depende do bloco europeu e que para isso, a UE que "se vire" com a França para levar o tratado adiante.

Aprovado em 2019, após mais de 20 anos de negociação, o acordo enfrenta resistência de alguns países, como a França, para que seja colocado em vigor. O país francês apresenta resistência com os produtos do Mercosul.

“Nós estamos prontos para firmar o acordo Mercosul e União Europeia. Agora, depende da União Europeia, porque nós aqui já decidimos o que queremos, e já nos comunicamos eles”, disse Lula, durante sessão de abertura do fórum Um Projeto de Brasil, do novo ciclo da série Diálogos Capitais, promovido pela revista Carta Capital.

Segundo Lula, “agora só depende deles, não depende de nós”.

“A União Europeia que se vire com a França que tem dificuldade com os produtos agrícolas brasileiros, certamente teria que disputar com nosso queijo de minas, nosso vinho do Rio Grande do Sul.”

O presidente disse que comunicou à presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, sobre a decisão do Mercosul.