Muito além de “Reis do Hambúrguer”: conheça a história da Marfrig

Fundada por um adolescente em 1986, o combo da companhia inclui protagonismo global em diversas proteínas

Muito além de “Reis do Hambúrguer”: conheça a história da Marfrig
23deAgostode2024ás10:55

A Marfrig é, atualmente, a maior produtora de hambúrgueres do mundo e um dos mais relevantes players em proteína animal do planeta.

O título de “Reis dos Hambúrgueres” foi conquistado em 2018, após a empresa adquirir o controle da National Beef, a quarta maior e mais eficiente empresa de carne bovina dos Estados Unidos.

O título, no entanto, é apenas um chamariz sobre a história de uma companhia internacional que atua em vários setores alimentícios após ser fundada, há 38 anos, por um então adolescente.

Hoje a empresa tem uma base de produção distribuída no eixo das Américas e oferece um portfólio diversificado de produtos, especialmente aqueles à base de proteína animal, como bovinos, ovinos, peixes e proteínas vegetais.

Fundação

A história da Marfrig começou em 1986, quando o fundador, Marcos Antônio Molina dos Santos, ainda adolescente, abriu seu primeiro negócio, tornando-se rapidamente um importante distribuidor de cortes bovinos e outras proteínas.

Neto e filho de açougueiros, ele começou a trabalhar aos 12 anos no açougue da família, em Mogi-Guaçu, no interior de São Paulo, e pediu emancipação aos 16 para abrir seu próprio negócio.

Em 1998, a empresa inaugurou seu primeiro centro de distribuição em Santo André, São Paulo, para atender à crescente demanda por produtos alimentícios.

Dois anos depois, em 2000, os sócios fundadores constituíram a Marfrig Frigoríficos e Comércio de Alimentos Ltda., que, em 2007, se transformaria na Marfrig Alimentos S.A., posteriormente renomeada para Marfrig Global Foods S.A. em 2014.

A primeira planta de abate e processamento da Marfrig foi arrendada em Bataguassu, Mato Grosso do Sul, em 2000, e posteriormente adquirida pela companhia.

Este movimento inicial permitiu à empresa expandir sua capacidade de produção e começar a consolidar sua presença no setor de alimentos.