Engenheiro inventa 'chuva sólida' como solução para secas
Novidade já está sendo usada no México, Austrália, Israel e Índia
Uma nova tecnologia capaz de transformar a chuva em uma substância sólida promete revolucionar a agricultura em regiões afetadas por secas e estiagens.
Comercializado há pelo menos 10 anos no México, poucas gramas do produto podem preservar a umidade no solo por até 40 dias.
Originalmente desenvolvido pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) para fraldas infantis, o produto foi adaptado pelo engenheiro mexicano Sergio Jesús Rico Velasco, do Instituto Politécnico Nacional.
A chamada "chuva sólida" é um polímero biodegradável que pode reter até 200 vezes seu peso em água, preservando a umidade no solo por semanas e até meses.
A invenção tem o potencial de reduzir em até 90% o uso de água na agricultura, pois evita a evaporação do solo, proporcionando uma solução sustentável para o cultivo em climas áridos.
Como funciona a chuva sólida?
O processo começa com a aplicação do polímero em forma de pó, que, ao ser hidratado com água da chuva, se transforma em um gel capaz de encapsular a água, mantendo-a disponível para as plantas mesmo em períodos de estiagem.
Esse polímero, além de ser biodegradável e não tóxico, pode permanecer ativo no solo por até oito anos, oferecendo uma solução de longo prazo para a conservação da água.
O engenheiro explica que apenas 25 quilos do produto são suficientes para cobrir um hectare de cultivo, o que pode reduzir significativamente os custos de produção e diminuir a necessidade de infraestrutura de irrigação.