Ar extremamente seco deixa o Brasil em situação crítica nesta terça-feira
Níveis de umidade do ar abaixo dos 10% podem ocorrer no Sudeste e Centro-Oeste
|Norte e o oeste de São Paulo, a região do Triângulo Mineiro e todo o oeste de MG estarão entre as áreas mais secas do Brasil (Foto: Alexandre Milanetti/MetSul)
A terça-feira será crítica no Brasil por conta do ar muito seco e quente que predomina sobre o país. Segundo a Climatempo, níveis de umidade do ar abaixo dos 10% poderão ocorrer novamente em estados do Sudeste e do Centro-Oeste do país.
Além disso, temperaturas próximas dos 40°C são esperadas para áreas do centro-oeste do norte do Brasil.
Uma frente fria se afasta em alto mar, na altura do Espírito Santo, e outra avança pela costa do Rio Grande do Sul, avisa a Climatempo.
Região Sul
Para a região Sul, não há previsão de chuva nesta terça-feira. Apenas o litoral sul gaúcho, o litoral de Santa Catarina e do Paraná terão períodos com muitas nuvens, mas o sol aparece.
O sol predomina sobre o Sul do Brasil, mas há condições para a formação de nevoeiro ao amanhecer em todas as regiões do Rio Grande do Sul, no sul e leste de Santa Catarina e também no leste do Paraná. As capitais Curitiba e Porto Alegre também podem ter problemas com visibilidade ao amanhecer por causa do nevoeiro.
Níveis de umidade no ar abaixo dos 20% poderão ocorrer no centro-norte e noroeste do Paraná, prevê a Climatempo.
Região Sudeste
O sol forte e o ar muito seco predominam sobre a Região Sudeste do Brasil nesta terça-feira. Não há condições para chuva em nenhuma área do Sudeste.
O vento marítimo espalha o ar úmido pelo leste da região e por isso muitas nuvens se formam, em alguns períodos do dia, pelo litoral de São Paulo, do Rio De Janeiro e do Espírito Santo.
A Climatempo pede atenção para problemas de visibilidade por causa da formação de nevoeiro ao amanhecer no leste de São Paulo, incluindo a grande São Paulo e na região da Zona da Mata mineira.
O norte e o oeste do estado de São Paulo, a região do Triângulo Mineiro e todo o oeste de Minas Gerais estarão entre as áreas mais secas do Brasil, com nível de umidade no ar abaixo de 12%.