Frente fria mudará clima no Sul, mas em MT pior está por vir
Em alguns estados, Inmet emitiu alerta vermelho, de grande perigo, com previsão de baixa umidade
|A quarta-feira (dia 4) será de extremos climáticos no Brasil. Enquanto uma frente fria mudará o clima na região Sul, no Centro-Oeste, mais precisamente no Mato Grosso, o calor irá piorar.
A frente fria muda o tempo no Rio Grande do Sul nesta quarta-feira com aumento de nuvens e ocorrência de chuva na maioria das regiões gaúchas até o final do dia. Embora grande parte do dia seja de tempo firme, a frente traz chuva também para parte de Santa Catarina até o final da quarta.
A temperatura cai acentuadamente com a chegada da frente fria no Rio Grande do Sul nesta quarta-feira. A tarde será de marcas baixas em muitas cidades. Em grande parte do estado, as mínimas da quarta-feira ocorrerão à noite, no final do dia.
O sistema frontal é impulsionado por uma massa de ar frio que vai trazer temperatura mais baixa no final desta semana com madrugadas frias e mesmo chance de geada.
A frente fria se intensifica de manhã entre o Oeste e o Sul do Rio Grande do Sul com chuva em diversas localidades. Nas demais regiões, o sol aparece com nuvens em parte do dia com aumento de nebulosidade e presença de fumaça.
Da tarde para a noite desta quarta-feira, a frente fria começa a avançar pelo Rio Grande do Sul e até o final do dia deve levar chuva para a maior parte das cidades gaúchas. Em algumas cidades do Norte e do Nordeste gaúcho, a chuva apenas deve chegar à noite ou no começo da madrugada da quinta.
Fumaça
Correntes de vento de Noroeste, que precedem o ingresso da frente, trazem maior quantidade de fumaça de queimadas do Norte da América do Sul para o estado horas antes da chegada do sistema frontal. Em diferentes cidades, a fumaça pode ser mais densa com restrição de visibilidade e aspecto de névoa no ar.
Na região de Porto Alegre, a perspectiva é que grande parte da quarta ainda transcorra sem chuva com instabilidade maior prevista para a área da capital e região metropolitana no período entre o final da tarde desta quarta e o começo da madrugada da quinta.