Quase 60% dos produtores esperam resultado de outros antes de adotar inovações

Análise de dados e bioinsumos estão entre as novas tecnologias mais adotadas

|
Quase 60% dos produtores esperam resultado de outros antes de adotar inovações
06deSetembrode2024ás11:54

O Monitor de Tendências do Agronegócio Brasileiro, divulgado hoje (dia 6) pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), revelou que 58% dos produtores rurais do Brasil preferem observar resultados de outros produtores antes de implementarem inovações em suas propriedades.

A pesquisa indicou que apenas 20% dos entrevistados se consideram pioneiros (early adopters), aqueles que adotam novas tecnologias assim que disponíveis.

Já outros 19% são classificados como adotantes tardios, que preferem esperar até que a tecnologia se torne comum, enquanto outros 3% são não adotantes. No total, o levantamento entrevistou 514 produtores de diversas culturas e atividades pecuárias em todas as regiões do país.

Entre os desafios relatados para a adoção de novas tecnologias, o alto custo inicial foi mencionado por 56% dos produtores de soja e por 42% dos produtores de milho.

A conectividade ruim ou inexistente também é uma barreira importante para 35% dos produtores de soja. Essas limitações são vistas como grandes obstáculos, especialmente para pequenos produtores que têm menor capacidade de investimento.