Do campo para escola: goiaba agroecológica sai das mãos da agricultura familiar direto para a hora do lanche em MG

Produção familiar da fruta enriquece merenda escolar em Araguari

|
Do campo para escola: goiaba agroecológica sai das mãos da agricultura familiar direto para a hora do lanche em MG
12deSetembrode2024ás15:28

Na hora do recreio nas escolas municipais de Araguari, Minas Gerais, uma fruta passou a ser apreciada pelas crianças nos últimos tempos: a goiaba.

E é das mãos da agricultura familiar que vem a alimentação dos estudantes. Uma delas é do agricultor Deraldo Adelto de Araújo, que abandonou o Paraná para estabelecer-se em Araguari, há 18 anos. Com vasta experiência na produção agrícola, ele decidiu investir na goiaba, uma cultura que era praticamente inexistente na região, pelo menos em termos comerciais.

Na cidade mineira, a produção de café, soja, milho, pastagem e tomate é predominante. No entanto, a fruticultura surgiu como uma atividade rentável e adequada para pequenos espaços, como o do agricultor familiar senhor Deraldo.

A goiaba é cultivada em quatro hectares de terra arrendada, com 2.500 pés que produzem cerca de 50 toneladas por hectare a cada ciclo, que dura aproximadamente oito meses.

Seus três filhos mais velhos trabalham com ele na lavoura, cada um responsável por uma tarefa específica, pois o treinamento aprimora a técnica e encontrar mão de obra fora do grupo familiar é difícil.