Não é novela: produção de cacau é nova aposta no Circuito das Frutas em SP
Projeto para o início do cultivo já está em elaboração em Jundiaí e vai sair do papel
Que Jundiaí é conhecida como terra da uva todo mundo sabe. A cidade do interior de São Paulo também se destaca na produção de outras frutas como a tangerina poncã, o caqui, goiaba e o pêssego, e uma grande variedade de legumes e verduras que também são produzidas na área rural da cidade.
Agora, a cidade se prepara para dar um novo passo e desenvolver uma outra cadeia produtiva: a do cacau, fruta que já até foi tema da última novela da Rede Globo. O projeto para o início do cultivo já está em elaboração pela prefeitura da cidade segundo descobriu a Agrofy News, mas uma coisa é certa, irá sair do papel.
“Queremos iniciar o plantio já no ano que vem, mas não iremos iniciar nada na correria. Estamos elaborando o projeto para fazermos tudo de forma correta e robusta, porque é uma cultura nova para a cidade, e é perene. Temos que acertar no começo, porque qualquer erro no início, pode atrapalhar todo o desenvolvimento”, explica o engenheiro agrônomo Sérgio Mesquita Pompermaier, em entrevista para Agrofy News.
Segundo a diretora do Departamento de Agronegócios da Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo, Isabel Cristina Fialho Harder, a ideia de se iniciar o cultivo de cacau na cidade surgiu durante o evento sobre a cultura da fruta realizado em julho.
“Jundiaí foi lembrada por conta de suas características edafoclimáticas (solo e clima) propícias para o cultivo da fruta. O cacau é uma fruta que deverá se unir as demais para reforçar o agronegócio e consequentemente o turismo rural”, conta.
Consórcio e duas áreas em mente
O evento em julho foi promovido em comemoração pelo Dia do Agricultor em Jundiaí e a Coordenadoria de Assistência de Assistência Técnica Integral (CATI), órgão da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento, promoveu uma palestra sobre o cacau.
“Vi de perto a experiência do cacau na região de São José do Rio Preto e lá está dando super certo. Lá, a média de produção é até maior que em áreas da Bahia e Pará, onde plantio já é uma tradição”, explica Pompermaier.
A fruta de onde nasce o chocolate precisa de sombra para se desenvolver, lembra. “Os três primeiros anos demanda proteção de sol, de vento. O cacau se adapta melhor sendo sombreado no início do cultivo e por isso precisamos estruturar tudo muito bem”, explica o engenheiro agrônomo.
Assim, em Rio Preto, onde já foi até criada uma Rota do Cacau, a fruta é consorciada com a banana e seringueira.