Primavera 2024: com início no domingo, estação tem previsão de clima preocupante e La Niña
Volume das chuvas no Centro-Oeste e Sudeste dependerão da umidade proveniente da Amazônia
|A primavera de 2024 começa oficialmente no Brasil no próximo domingo (dia 22), às 9h44 (horário de Brasília), e traz previsões alarmantes sobre a condição climática do país. A primavera se encerra no Brasil em 21 de dezembro, às 6h20 (hora Brasília).
Ondas de calor, secas prolongadas e incêndios florestais em diversas regiões não devem diminuir.
Segundo o Prognóstico da Primavera elaborado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o clima deverá ser predominantemente seco até meados de novembro, caracterizando um período de transição entre as estações seca e chuvosa, especialmente no setor central do Brasil.
Previsão de chuvas e temperaturas
Os dados indicam que, apesar do predomínio de secas, algumas regiões poderão ter chuvas acima da média.
O sudoeste do Amazonas, Acre, Roraima e partes do Rio Grande do Sul podem experimentar volumes de chuva que se aproximam ou superam os níveis históricos.
Além disso, poderá ter retorno gradual das chuvas no Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
No entanto, a qualidade e o volume das chuvas nas regiões Centro-Oeste e Sudeste dependerão da umidade proveniente da Amazônia.
Neste período da primavera, o Inmet indica que o sul do Amazonas, que é uma das áreas onde se concentra os focos de incêndios naquele Estado, ainda vai sofrer com a seca e a incidência de queimadas e incêndios florestais até outubro.
Impacto do Fenômeno La Niña
Outro fator preocupante é o fenômeno climático La Niña, que deve começar a se manifestar no Brasil neste mês de setembro, com uma probabilidade de 58% até novembro.