Como a crise da Agrogalaxy impacta produtores rurais e outros elos do agro?

Empresa pediu recuperação judicial na última quarta-feira e teve liminar concedida pela Justiça de Goiás

20deSetembrode2024ás14:38

O pedido de recuperação judicial da Agrogalaxy repercute como um terremoto no mercado de revendedores, distribuidores, grandes empresas de insumos, produtores rurais e investidores.

A empresa, uma das maiores redes de revendas agro do Brasil, soma dívidas de R$ 4,1 bilhões, dos quais cerca de R$ 1,1 bilhão são líquidos, ou seja, já deveriam ter sido pagas.

Para se ter ideia, a holding tem sob o mesmo guarda-chuva oito redes de revendedoras.

De acordo com a AgroGalaxy, as subsidiárias envolvidas no processo de recuperação são AgroferrariBoa VistaAgrocatGrão de OuroAmazônia Insumos, Agro 100, Rural Brasil e Sementes Campeã.

O conglomerado inclui, segundo dados do site da companhia, mais de 30 mil clientes cadastrados, 169 lojas e pontos comerciais, 13 unidades sementeiras e 515 mil toneladas de capacidade estática.

Até mesmo o governo federal está preocupado.

“O pedido de recuperação judicial da Agrogalaxy é, sem dúvida, um sinal preocupante para o agronegócio brasileiro. A empresa enfrenta desafios financeiros que podem gerar um efeito cascata sobre seus parceiros e clientes, impactando diretamente a produção agrícola no Brasil”, disse Jonatas Pulquerio, diretor de Gestão de Risco Agropecuário do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), em seu LinkedIn.

Contudo o castelo não vai ruir, ao menos por ora.

Segundo a Globo Rural, a 19ª Vara Cível e Ambiental da Comarca de Goiânia concedeu uma liminar para evitar a execução de dívidas do Agrogalaxy, enquanto aguarda o deferimento de seu pedido de recuperação judicial.

A decisão garante à empresa um período de proteção contra bloqueios ou penhora de ativos.

Na prática, o Agrogalaxy terá livres os recursos existentes nas contas bancárias vinculadas a operações de cessão fiduciária e, assim, em tese, poderia seguir operando para honrar seus compromissos prioritários.

Mas qual pode ser o desdobramento da crise para diferentes elos do agro?

Como da RJ da Agrogalaxy afeta os produtores rurais?

A primeira preocupação dos clientes das revendas pertencentes ao grupo é, naturalmente, a entrega de todo tipo de insumos agropecuários já comprados. Sobre isso, o novo CEO da Agrogalaxy, Eron Martins, manifestou em nota ao Broadcast do Estado que os produtores rurais serão a prioridade.