Quem são os culpados pelos incêndios no Brasil?

Várias hipóteses surgem para explicar as motivações por trás do fogo que consumiu o país

|
Quem são os culpados pelos incêndios no Brasil?
23deSetembrode2024ás09:50

Na última semana, as forças de segurança intensificaram investigações e prisões relacionadas à onda de incêndios criminosos que atinge o Brasil.

A Polícia Federal deflagrou uma operação no Mato Grosso do Sul, enquanto as polícias estaduais detiveram quase 300 incendiários nas regiões Sudeste e Centro-Oeste.

Com 85 inquéritos instaurados para investigar os incêndios florestais, as apurações revelam indícios de crimes ambientais.

Segundo o delegado da Polícia Federal, Humberto Freire de Barros, várias hipóteses surgem para explicar as motivações por trás dos incêndios que destroem riquezas naturais e afetam a saúde humana.

 A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, ressalta que parte da causa pode estar ligada à resistência à retomada de políticas ambientais.

“Nós conseguimos retomar a criação de unidades de conservação, demarcação de terras indígenas, combate ao garimpo, e reduzimos o desmatamento em 50% no ano passado. Esse ano, já reduzimos em 45%. Agora enfrentamos uma combinação de evento climático extremo e ações criminosas”, afirmou.

Até o fim de setembro, o Brasil já contabiliza quase 200 mil focos de incêndio, sendo que mais da metade ocorreu na Amazônia.

Grilagem: um dos principais fatores

Mauricio Torres, pesquisador do Instituto Amazônico de Agriculturas Familiares (Ineaf) da UFPA, afirma que o fogo é usado como parte de um processo maior de grilagem de terras públicas. "Após a derrubada de uma floresta, o fogo é usado para limpar o terreno e permitir a ocupação ilegal", explica.