Cientistas criam espumante inovador a partir de fruto típico da Caatinga
Bebida fortalece a cadeia produtiva no Semiárido brasileiro e foi bem aceita por consumidores
|Pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em parceria com cientistas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), desenvolveram um espumante utilizando o umbu, fruto característico da Caatinga.
O estudo revelou que o umbu possui grande potencial como matéria-prima para a produção de uma bebida fermentada e naturalmente gaseificada, semelhante ao espumante.
A pesquisa mostrou que o produto teve uma boa aceitação entre consumidores em testes realizados, além de atender aos parâmetros regulatórios do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) para fermentados de frutas.
O desenvolvimento do espumante de umbu não só valoriza o fruto, como também fortalece a cadeia produtiva no Semiárido brasileiro, região onde o umbu, um fruto perecível, frequentemente sofre grandes perdas após a colheita.
Segundo a pesquisadora Aline Biasoto, da Embrapa Meio Ambiente (SP), o teste de aceitação apontou que os consumidores brasileiros aprovaram o fermentado de umbu gaseificado.