Minas Gerais inaugura primeiro centro de hidrogênio verde do Brasil
Tecnologia é considerada uma das principais soluções energéticas para descarbonização da economia
|Minas Gerais sedia um passo pioneiro na transição energética com a inauguração, nesta semana, do primeiro Centro de Hidrogênio Verde (CH2V) do Brasil.
Com um investimento de 5 milhões de euros (cerca de R$ 32,6 milhões), o centro visa consolidar o papel do Brasil na pesquisa e no desenvolvimento do hidrogênio verde, considerado uma das principais soluções energéticas para a descarbonização da economia.
A estrutura é resultado da parceria entre a Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), a Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão de Itajubá (Fapepe), e o projeto H2Brasil, que faz parte da Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável.
O centro conta com uma infraestrutura de ponta, incluindo um eletrolisador PEM de 300 kW e uma estação de abastecimento de veículos movidos a hidrogênio, ambos instalados no campus da UNIFEI.
Com capacidade de produção de até 60 Nm³/h de hidrogênio verde, o CH2V utiliza energia solar de três usinas próprias, colocando Minas Gerais na vanguarda das pesquisas sobre esse combustível sustentável.
A estrutura também permitirá à UNIFEI fortalecer parcerias com a indústria e com outras instituições, que já têm acordos e negociações em andamento para desenvolver aplicações inovadoras do hidrogênio verde.
O que é hidrogênio verde?