COP29 começa com apelo por ação urgente: “estamos a caminho da ruína’”
No evento, CNA defenderá importância do agro para segurança alimentar e climática
|A 29ª Conferência do Clima das Nações Unidas (COP29) teve início nesta segunda-feira (11), em Baku, Azerbaijão. Em um discurso contundente, o presidente da COP29 e ministro da Ecologia do Azerbaijão, Mukhtar Babaiev, alertou para a urgência da ação climática global, afirmando que “o mundo está a caminho da ruína” e que as consequências das mudanças climáticas já são realidade.
“Precisamos muito mais de todos vocês. A COP29 é um momento da verdade para o Acordo de Paris”, declarou Babaiev, ressaltando a necessidade de comprometimento de todos os países.
Neste ano, a conferência deve centrar o debate na questão do financiamento para combater e adaptar-se à crise climática.
Desde 2009, durante a COP15 em Copenhague, países desenvolvidos prometeram US$ 100 bilhões anuais para apoiar as nações mais vulneráveis. A meta, porém, ainda enfrenta obstáculos.
Com a recente eleição de Donald Trump nos Estados Unidos, um dos principais financiadores, surgem incertezas sobre o apoio do país ao combate às mudanças climáticas.