Agro brasileiro está mais feliz com vitória de Trump que o americano

Disputa com a China pode abrir "avenida" para as exportações brasileiras

|
Agro brasileiro está mais feliz com vitória de Trump que o americano
06deNovembrode2024ás09:43

O candidato republicano Donald Trump, de 78 anos, foi eleito novamente presidente dos Estados Unidos

A vitória foi anunciada por volta das 7h30 desta quarta-feira, após Trump conquistar o estado-chave de Wisconsin e ultrapassar os 270 delegados necessários – uma margem inalcançável para sua adversária, a democrata Kamala Harris, mesmo sem a totalização das cédulas no país. 

A notícia teve repercussão global, com líderes mundiais parabenizando o republicano.

Além de Wisconsin, Trump obteve vitórias em outros estados decisivos, como Pensilvânia, Carolina do Norte e Geórgia, e está à frente em Michigan, Nevada e Arizona. Esse triunfo marca seu retorno ao poder após quatro anos, desde que perdeu para o democrata Joe Biden em 2020. 

Trump é o segundo presidente a retomar o cargo na história americana, após Grover Cleveland (1885-1889 e 1893-1897). Ele assume a presidência em 20 de janeiro de 2025 e contará, nos primeiros dois anos de governo, com o apoio de uma maioria republicana no Congresso.

Antes do anúncio oficial, Trump discursou na Flórida como presidente eleito e prometeu uma nova "era de ouro da América". 

“Eu não vou descansar até devolver uma América segura e próspera. Essa será a era de ouro da América”, afirmou, segundo o G1. 

Em seu discurso, Trump destacou que recebeu um “mandato poderoso e sem precedentes” e classificou a vitória como “o maior movimento político de todos os tempos”. 

Ele também se comprometeu a fechar as fronteiras, reduzir impostos, cortar o déficit e unir o país. Agradeceu ao vice na chapa, J.D. Vance, e expressou admiração por Elon Musk.