Sustentabilidade é mais oportunidade do que ônus, explica professor da FGV

Desafio é criar a ponte para que o estoque verde se converta em um preço real na economia

Sustentabilidade é mais oportunidade do que ônus, explica professor da FGV
07deNovembrode2024ás15:49

A sustentabilidade deixou de ser apenas uma bandeira ambiental e passou a ser vista como uma estratégia de desenvolvimento. 

Em vez de ser considerada uma carga ou uma obrigação punitiva, ela está se tornando uma grande oportunidade para fortalecer as práticas de produção e ampliar a competitividade. 

Essa mudança de paradigma revela que, quando impulsionada por incentivos e inovação, a sustentabilidade pode transformar a economia e tornar o Brasil um exemplo mundial.

Daniel Vargas, especialista em direito, governo e políticas públicas e professor da FGV Direito Rio, afirma que a sustentabilidade deve ser vista como uma rota de crescimento, não como uma imposição. 

"A sustentabilidade é um balanço positivo entre custos e oportunidades, não uma ameaça de ‘endividamento’ em massa da sociedade. A ideia é identificar rotas de avanço da economia rumo a um patamar de baixo carbono, que sejam amigáveis ao crescimento e à prosperidade verde", explica em entrevista ao Agrofy News.

Tensão entre dois roteiros

Segundo Vargas, existe uma tensão no Brasil e no mundo entre dois modelos de sustentabilidade, ambos cientes dos graves problemas ambientais. 

O primeiro modelo se baseia em um sistema de controle rigoroso, que monitora cada etapa do processo produtivo com uma abordagem de fiscalização e punição. Aqui, o foco é na fiscalização “antes” e “depois da porteira”, com exigência de licenças ambientais e multas em caso de danos ambientais.

"O sistema de controle se baseia na capacidade de monitorar minuciosamente todas as ações do processo produtivo", afirma o professor.