Operação no RS prende “Mago do Leite” e descobre produtos lácteos com soda cáustica, água oxigenada e pelos
Foram detidos também o sócio-proprietário da indústria e dois gerentes
|O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) deflagrou, nesta quarta-feira (dia), a 13ª fase da Operação Leite Compensado, voltada ao combate à adulteração de produtos lácteos. A ação foi realizada em uma fábrica da Dielat, localizada em Taquara, na região metropolitana de Porto Alegre.
Durante a operação, foi preso um químico industrial, conhecido entre os fraudadores como o “alquimista” ou “mago do leite”. Junto a ele, foram detidos o sócio-proprietário da indústria e dois gerentes.
A investigação, conduzida pelas Promotorias de Justiça Especializadas Criminal de Porto Alegre e de Defesa do Consumidor, revelou a produção de derivados lácteos como leite UHT, leite em pó, soro e outros, com adição de soda cáustica e outros produtos nocivos à saúde, como água oxigenada.
Também foram encontrados pelos indefinidos e sujeira nas embalagens. A Justiça ainda não autorizou a divulgação das marcas envolvidas. A operação ocorre quase 12 anos após a primeira fase e pouco mais de sete anos após a 12ª etapa.
O “alquimista” já havia sido alvo da quinta fase, em 2014, quando sua participação em fraudes em uma indústria de Imigrante, no Vale do Taquari, foi descoberta. Segundo o MP, apesar de absolvido de uma condenação em 2005 por fraude semelhante, ele continuou atuando ilegalmente, mesmo com medidas cautelares impostas pela Justiça.
Ação conjunta e prisões