Carne de jacaré: frigorífico de SP ganha selo SIF e amplia mercado

Até então, local era inspecionado pelo serviço estadual e a comercialização era restrita ao mercado paulista

|
Médico veterinário do Mapa recebeu treinamento no Caimasul, frigorífico de jacarés pioneiro no Brasil, localizado em Corumbá (MS).

Médico veterinário do Mapa recebeu treinamento no Caimasul, frigorífico de jacarés pioneiro no Brasil, localizado em Corumbá (MS).

18deDezembrode2024ás16:50

O Estado de São Paulo agora abriga o segundo frigorífico de jacarés do Brasil a operar com o Serviço de Inspeção Federal (SIF), do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

Localizado em Porto Feliz, a cerca de 120 km da capital, o frigorífico Selvatti já era inspecionado pelo serviço estadual, mas sua comercialização era restrita ao mercado paulista. Com o SIF, a empresa expande sua atuação para todo o território nacional.

Luís Felipe Lopes Conceição, médico veterinário do Mapa, lidera o processo de inspeção no frigorífico Selvatti. Ele recebeu treinamento no Caimasul, frigorífico de jacarés pioneiro no Brasil, localizado em Corumbá (MS). 

O trabalho envolve inspeção ante mortem, avaliando o estado clínico dos animais antes do abate, e post mortem, verificando a qualidade das carcaças após o processo. Essas etapas seguem critérios estabelecidos no Regulamento da Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal (RIISPOA).

“O trabalho é semelhante ao realizado em frigoríficos de bovinos, mas há particularidades, já que os jacarés vêm de sistemas criatórios integrados, como aves e suínos”, explica Luís Felipe.

jacare_frigorifico_SP