Carne de jacaré: frigorífico de SP ganha selo SIF e amplia mercado
Até então, local era inspecionado pelo serviço estadual e a comercialização era restrita ao mercado paulista
|Médico veterinário do Mapa recebeu treinamento no Caimasul, frigorífico de jacarés pioneiro no Brasil, localizado em Corumbá (MS).
O Estado de São Paulo agora abriga o segundo frigorífico de jacarés do Brasil a operar com o Serviço de Inspeção Federal (SIF), do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).
Localizado em Porto Feliz, a cerca de 120 km da capital, o frigorífico Selvatti já era inspecionado pelo serviço estadual, mas sua comercialização era restrita ao mercado paulista. Com o SIF, a empresa expande sua atuação para todo o território nacional.
Luís Felipe Lopes Conceição, médico veterinário do Mapa, lidera o processo de inspeção no frigorífico Selvatti. Ele recebeu treinamento no Caimasul, frigorífico de jacarés pioneiro no Brasil, localizado em Corumbá (MS).
O trabalho envolve inspeção ante mortem, avaliando o estado clínico dos animais antes do abate, e post mortem, verificando a qualidade das carcaças após o processo. Essas etapas seguem critérios estabelecidos no Regulamento da Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal (RIISPOA).
“O trabalho é semelhante ao realizado em frigoríficos de bovinos, mas há particularidades, já que os jacarés vêm de sistemas criatórios integrados, como aves e suínos”, explica Luís Felipe.