Brasil inicia concessão da hidrovia do rio Paraguai para triplicar transporte de cargas

Hidrovia tem 600 km entre Corumbá e a foz do Rio Apa

|
Brasil inicia concessão da hidrovia do rio Paraguai para triplicar transporte de cargas
19deDezembrode2024ás15:40

O Brasil deu início ao processo de concessão da Hidrovia do Rio Paraguai, marcando um avanço inédito no setor hidroviário. É a primeira iniciativa do tipo no Brasil.

O projeto, anunciado nesta quinta-feira (19) pelo Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), entrou em consulta pública, permitindo a participação social e o aperfeiçoamento do modelo proposto.

A consulta, que ocorrerá entre 26 de dezembro de 2024 e 23 de fevereiro de 2025, visa coletar contribuições sobre a modelagem e os documentos relacionados à concessão.

A iniciativa é considerada um marco para a logística nacional, com potencial para impulsionar o desenvolvimento sustentável e a eficiência no transporte fluvial.

“É um marco na história da infraestrutura hidroviária brasileira. Estamos falando do maior projeto de infraestrutura em desenvolvimento regional na América do Sul, que é a Hidrovia do Rio Paraguai. Ele combina desenvolvimento sustentável e eficiência logística, oferecendo ganhos significativos para toda a cadeia produtora da região, além do desenvolvimento das empresas de navegação.”, afirmou o diretor-geral da ANTAQ, Eduardo Nery.