Chuva orográfica e temporais intensos atingem Sul e Sudeste do Brasil

Fenômeno será influenciado pela umidade vinda do oceano

|
Chuva orográfica e temporais intensos atingem Sul e Sudeste do Brasil
08deJaneirode2025ás08:04

O cenário climático segue instável em diversas regiões do Brasil, com destaque para a ocorrência de chuva orográfica no Sul e Sudeste, além de temporais intensos em estados do Norte e Nordeste.

A atenção deve ser redobrada, especialmente em áreas com alertas de risco emitidos pelos institutos meteorológicos.

A previsão da MetSul Meteorologia alerta para a ocorrência de chuva orográfica em áreas do Sul e Sudeste do Brasil. Esse fenômeno será influenciado pela umidade vinda do oceano, afetando regiões que vão do Nordeste de Santa Catarina até o litoral de São Paulo. 

Fenômeno da chuva orográfica

A chuva orográfica ocorre quando ventos úmidos vindos do mar encontram barreiras naturais, como a Serra do Mar. Ao subir, o ar úmido esfria, condensa e forma precipitações. Essa dinâmica será reforçada pela diferença de pressão atmosférica entre o Sul do Brasil e a Argentina, intensificando o transporte de umidade.

Os maiores acumulados são esperados no litoral do Paraná e no Sul de São Paulo, com destaque para o Vale do Ribeira. Apesar disso, os volumes não devem ser excessivos em outras áreas, devido à menor intensidade dos ventos marítimos.