Sudeste entra em alerta para chuvas extremas, enchentes e deslizamentos
Cenário meteorológico é resultado da atuação de uma frente fria, seguida por uma massa de ar frio no oceano
|
A MetSul Meteorologia emitiu um alerta de alto risco para chuvas extremas e localmente excepcionais no Sudeste do Brasil nos próximos dias.
As áreas mais afetadas devem ser o litoral de São Paulo, o estado do Rio de Janeiro e o sul do Espírito Santo, com possibilidade de acumulados de chuva muito elevados em curto intervalo de tempo.
A previsão indica volumes intensos entre esta sexta-feira (4) e o fim de semana, com risco de temporais.
A instabilidade deve persistir em parte da região até o início da próxima semana, com tendência de gradual diminuição a partir de segunda-feira (7).
Segundo a MetSul, o sábado (5) deve ser o dia mais crítico, com acumulados de chuva que podem ultrapassar a média do mês em poucas horas.
O alerta máximo vale para o litoral paulista — especialmente Baixada Santista, Litoral Norte, Sul da Grande São Paulo e Vale do Paraíba. No Rio de Janeiro, o risco atinge a Costa Verde, Região Serrana, cidade do Rio, Baixada Fluminense e pontos da Região dos Lagos.
Volumes de chuva podem ultrapassar 500 mm
A MetSul destaca que os volumes devem variar entre 150 mm e 300 mm, mas podem atingir marcas extraordinárias de 300 mm a 500 mm em apenas três a quatro dias — com possibilidade de registros ainda mais elevados.