Frente fria traz chuva, geada e temperaturas abaixo de 20°C no Sul e Sudeste
Avanço da massa fria pode causar transtornos em áreas urbanas e prejuízos no campo
|
A primeira frente fria mais intensa do outono vai provocar mudanças significativas no tempo nas regiões Sul e Sudeste do Brasil. Segundo meteorologistas da MetSul, há previsão de chuva forte e queda acentuada de temperatura nos próximos dias.
Uma massa de ar frio de origem polar, considerada a mais abrangente e intensa do outono até agora, está a caminho do país. O sistema começa a avançar nesta quinta-feira (3) e já provoca temporais no Sul, especialmente em Santa Catarina e no Paraná, além de atingir grande parte do estado de São Paulo.
Também nesta quinta, a incursão do ar frio atinge o centro da Argentina e o sul do Uruguai, derrubando as temperaturas em Buenos Aires e Montevidéu. A expectativa é de queda brusca dos termômetros também no Rio Grande do Sul a partir do final do dia, com avanço ao longo da sexta-feira (4).
Segundo a MetSul, a sexta-feira será marcada por temperaturas amenas em Porto Alegre e na maior parte do território gaúcho, com máximas abaixo ou em torno dos 20°C. O ar frio predomina no Sul entre sexta e sábado, alcançando o Sudeste no fim de semana.
Os dias mais frios no Sul devem ser sexta, sábado e domingo. A partir de segunda-feira (7), as temperaturas tendem a subir gradualmente. No Sudeste, o destaque será a queda das temperaturas máximas, especialmente nas áreas costeiras, mais suscetíveis à influência da massa polar.
Na capital paulista, a previsão indica temperaturas abaixo dos 20°C em diversos pontos da cidade durante as tardes de sábado (5) e domingo (6), acompanhadas de chuva e garoa.
Além da queda de temperatura, há risco de geada em áreas do Sul do país. A MetSul alerta para formação do fenômeno principalmente em baixadas das regiões de maior altitude do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.