OMC prevê queda no comércio global entre 0,2% e 1,5% por Guerra Comercial
Caso Estados Unidos e China rompam relações comerciais, PIB mundial pode cair 7% até 2040
|
A Organização Mundial do Comércio (OMC) prevê que o comércio global cairá 0,2% neste ano em razão das atuais tarifas geradas pela Guerra Comercial entre Estados Unidos e China. A previsão antes da guerra comercial era de crescimento de 2.7%.
O organismo acrescentou que “riscos negativos severos”, como tarifas retaliatórias e incerteza política, podem provocar uma contração de até 1,5% no comércio mundial de bens em 2025.
No entanto, o cenário de longo prazo pode ser ainda pior e ocorreria se as duas maiores economias mundiais, Estados Unidos e China, rompessem completamente as relações comerciais, criando dois blocos.
“Esse é o meu maior medo, um fenômeno que realmente me preocupa”, admitiu Ngozi Okonjo‑Iweala, diretora‑geral da OMC. Neste pior cenário, o mundo poderia registrar uma queda de até 7% no PIB global até 2040.
O economista‑chefeda OMC, Ralph Ossa, afirmou: “Tarifas são um instrumento de política com efeitos amplos e, muitas vezes, não intencionais. Nossas simulações mostram que a incerteza na política comercial tem forte impacto negativo sobre os fluxos de comércio, reduzindo exportações e enfraquecendo a atividade econômica”.
Também nesta quarta‑feira, a Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD) divulgou relatório prevendo que o crescimento global desacelerará para 2,3% em 2025, devido ao aumento das tensões comerciais e da incerteza.