Geada avança pelo Sul e frio intenso atinge também o Sudeste

Massa polar derruba temperaturas e traz risco de novos recordes de frio no país

|
Primeira geada de 2025 é esperada para esta terça-feira. (Foto: Valdelino Pontes/SECID-PR)

Primeira geada de 2025 é esperada para esta terça-feira. (Foto: Valdelino Pontes/SECID-PR)

29deAbrilde2025ás07:57

A terça-feira (29) começa com baixas temperaturas em grande parte do Sul do país devido à chegada de uma massa de ar de origem polar.

As áreas mais afetadas nos próximos dias incluem Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, com possibilidade de avanço do frio para regiões de São Paulo e Mato Grosso do Sul.

Pela primeira vez neste ano, há previsão de formação de geada em maior número de cidades nos três estados do Sul. Entre o sul do Mato Grosso do Sul, o Pantanal, áreas de São Paulo e o norte do Paraná, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para queda de temperaturas entre 3°C e 5°C, persistindo até esta terça-feira (29).

No Sul do país, o Inmet emitiu aviso amarelo (perigo potencial) para geada. Produtores rurais de áreas mais vulneráveis, como a região serrana do Rio Grande do Sul, a serra e o meio-oeste de Santa Catarina e a região de General Carneiro, no Paraná, devem redobrar a atenção. 

O frio já é sentido no Rio Grande do Sul desde domingo (27). Estações do Inmet no estado registraram, até 8h desta segunda-feira (28), as menores temperaturas do país, com destaque para Quaraí, com 4,2°C, e São Gabriel, com 6,3°C. 

Chuvas intensas também preocupam